terça-feira, 30 de julho de 2013

#07 - Things Goin` On (Lynyrd Skynyrd)

Hoje acordei meio sulista. Estava perdidinha de novo, ouvi muitas músicas mas nenhuma me chamou atenção a ponto de querer escrever. Aí olhando álbuns em um desses sites de "1001 álbuns para ouvir antes de morrer" (deixarei o link aqui ), esbarrei nesta banda em questão: Lynyrd Skynyrd. Muitos devem conhecer, mas não sabem que ela é a autora da canção "Sweet Home Alabama", seguramente, o maior sucesso do grupo. O álbum que escolhi ouvir foi "Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd" de 1973, na hora que li não consegui identificar, achei o nome do álbum tão ilegível quanto o nome da banda. Mas aí olha só que genial, alguns minutos depois percebi que o nome do álbum é a pronuncia do nome da banda. Ok, você vai dizer, "ah vá, ximbinha, sua anta!". Sim, era óbvio, mas só fui me dar conta depois de ler que esse é o primeiro álbum deles, depois disso, tudo fez sentido para mim haha. 
Bem, a banda tem uma história peculiar e triste. No auge do seu sucesso, em 1977, os caras sofreram um acidente em um dos voos que estavam fazendo para a Louisiana. Os motores do avião pararam de funcionar e ele caiu, matando vários integrantes da banda, inclusive o principal compositor Ronnie Van Zant. Mesmo com a tragédia a banda se reergueu e faz shows até hoje.

Bem, vamos à música então. Ela começa com uma guitarra super country, sulista, característica principal do som da banda. O Lynyrd Skynyrd sempre prezou por esse som puramente rock n`roll com aquele sotaque do sul dos EUA que só eles sabem fazer. Esses riffs que vem do country são uma das raízes do rock e o ritmo da bateria juntamente com uma meia lua que entra logo depois dão o toque especial e super "manjado", num bom sentido, para o som. Depois da entrada da voz lá por 1'05" entra o piano que, mais uma vez, só faz acrescentar para a tradição do rock genuinamente sulista. A letra, novamente, pode significar muitas coisas, mas creio que ela fala de um descontentamento do cenário social daquele contexto, considerando que havia muita segregação ainda nos EUA. Podemos perceber que há uma crítica. Talvez para políticos, poderosos, enfim, não tentarei destrinchar aqui o que eles "devem ter falado", até porque é algo que nunca poderei comprovar.

Have you ever lived down in the ghetto?
Have you ever felt the cold wind blow?
If you don't know what I mean,
Won't you stand up and scream?
'Cause there's things goin' on that you don't know.

Too many lives they've spent across the ocean.
Too much money been spent upon the moon.
Well, until they make it right
I hope they never sleep at night
They better make some changes
And do it soon.

They're goin ruin the air we breathe
Lord have mercy.
They're gonna ruin us all, by and by.
I'm telling you all beware
I don't think they really care
I think they just sit up there
And just get high.


Gostei muito da sonoridade, crueza e simplicidade da música, super indicada para ouvir naqueles momentos que agente se encontra sedento por algo mais rock n` roll e menos moderninho. Enfim, falei pouco mas acredito que a música fala por si só! É isso! Até amanhã e um abraçaço!



PS.: o site que achei a música foi indicação da insuportável Ana Paula Sucrilhos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário